A cidade de Nova Lisboa, actualmente designada cidade do Huambo, fica no centro de Angola, a cerca de 600Km de Luanda, a capital, num planalto com cerca de 2000 metros de altitude, o que lhe confere um clima bastante mais moderado, com temperaturas amenas, sem o habitual calor africano.
Nos anos sessenta, Nova Lisboa era a segunda maior cidade de Angola, com um grau de prosperidade assinalável, cidade tipicamente tropical, com vivendas modernas, alguns edifícios já de grande volume, avenidas largas e bem cuidadas, jardins e esculturas, um excelente hospital, um grande liceu com mais de um milhar de alunos, um bom cinema, muito comércio e algumas pequenas industrias, essencialmente na area da metalurgia, industrias alimentares de carnes, e exploração de pedreiras.
A agricultura era rica, dado o clima excelente e a qualidade dos solos, e a pecuária muito desenvolvida, com uma localização previlegiada como placa comercial, era o centro nevrálgico e administrativo do caminho de ferro de Benguela, que fazia o escoamento do minério de ferro e pirites do leste para o porto de mar de Benguela.
Culturalmente, Nova Lisboa tinha uma vida intensa, com cinema, vários clubes e agremiações, um Liceu e um Instituto Superior de Investigação Veterinária. Muitos dos escritores e poetas angolanos são de facto oriundos desta cidade.
(fotos de 1970 do site da Associação Antigos Alunos do Liceu de Nova Lisboa)
(fotos de 1967 do site Angola Em Fotos Antigas)